Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi criada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção de governos e da sociedade civil para a importância do assunto.

No Brasil, o “Setembro Amarelo” é a campanha que marca o mês dedicado à prevenção ao suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. Neste ano, o tema é “Agir salva vidas”.

O CVV foi fundado em São Paulo no ano de 1962. Trata-se de uma associação civil apolítica, sem fins lucrativos e filantrópica. O trabalho consiste em atender ligações de pessoas que precisam conversar para desabafar. Os voluntários oferecem apoio emocional, mantendo sigilo tanto de suas identidades, quanto de seus interlocutores. Sua missão é prevenir o suicídio.

O CVV está a disposição de todos que desejem conversar, discando o número 188, gratuito, 24 horas todos os dias do ano ou por e-mail e chat em www.cvv.org.br

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.