Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação

O mês do Aleitamento Materno no Brasil foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017 e tem por finalidade intensificar ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

O mês é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde. Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.

Você pode conferir mais sobre o assunto nesse link: https://bvsms.saude.gov.br/mes-do-aleitamento-materno-no-brasil-e-semana-mundial-da-amamentacao