Abril Verde

O mês de abril é marcado pelo Movimento Abril Verde, instituído para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho.

Abril foi escolhido por ter duas datas relevantes, o dia 07 de abril, Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS); e 28 de abril, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, simbolizados por laços nas cores rosa e azul que fazem alusão à prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata, o Abril Verde simbolizado pelo laço verde marca o mês com uma cor e diversas atividades que chamam a atenção da sociedade para o grave problema das centenas de milhares de acidentes de trabalho que ceifam vidas no Brasil e no mundo. Verde é a cor que simboliza a Saúde e a Segurança no Trabalho.

A questão da exposição ao Covid-19 nestes últimos dois anos também se enquadra à segurança e saúde no trabalho. Além dos profissionais da saúde que, devido a uma maior exposição, têm um risco aumentado de infecção pelo vírus, outras categorias de trabalhadores também têm registrado um número elevado de contaminados, como trabalhadores de serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados, trabalhadores de serviços administrativos, trabalhadores agropecuários, florestais, da pesca e trabalhadores da indústria e construção civil.

Fontes: https://abrilverdeoficial.com.br e https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/abril-verde-mes-de-prevencao-seguranca-e-saude-no-trabalho

LEIA TAMBÉM